quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DIFERENÇAS E CARACTERISTÍCAS DE CDF,NERD E GEEKIES..

 

NERD

Nerd é um estereótipo que pode levantar muitas questões sobre seu real significado. A maioria das pessoas o definiria como um anti-social cujos interesses recaem sobre tecnologia, coleções, RPG, HQ entre outras. Geralmente é empregado de forma pejorativa. Porém, como é típico das generalizações, isso limita muito a visão sobre as pessoas que se encontram nesse perfil. Os nerds são tão variados em seus gostos quanto quaisquer pessoas são variadas entre si.

No Brasil, chama-se de CDF. de forma ofensiva aquele nerd que se dedica exageradamente aos estudos. Usa-se a sigla ou acrônimo CDF significando "crânio-de-ferro" ou vulgarmente chingando. Entretanto, existe uma diferença básica entre nerds e CDFs: Enquanto no primeiro grupo encaixam-se os naturalmente interessados em ciências e computação - podendo mesmo não ir bem na escola, uma vez que muitos se consideram autônomos o suficiente na aprendizagem a ponto de não se preocuparem com a organização de cadernos ou o dever de casa - o segundo costuma referir-se a jovens em idade ginasial que tem a escola como ponto central de suas vidas; ocasionalmente nem mesmo motivados pelo desejo de aprender, mas sim de agradar seus pais e professor. 
NERD – Segundo o digníssimo dicionário inglês-português Babylon V® do UOL, o termo remete “aos chatos, pessoas incômodas, rechaçadas pela sociedade”. Enfim, os párias. Ora pois, por que esta distinção entre nós e os “seres humanos comuns”? Simples. Porque Nerd, no Dicionário Zé Messias de Maneirismos e Gírias, significa, nada mais nada menos, que diferente ou até mesmo estranho (isso num sentido positivo e não no sentido de bizarro). Os integrantes do Movimento apresentam características únicas que só podem ser verdadeiramente compreendidas e/ou apreciados por quem é do metiê…ou por quem é “do babado”, no bom português.
Nos tr00 Nerds, as principais qualidades são: hobbies bem específicos (beeem meesmo), certo grau de isolamento do mundo não-nerd, propensão a ser vítima de bullying e outros tipos de embaraço e, claro, grau de contato com o sexo oposto zero ou menor (sim, é possível!).
Os espécimes mais clássicos da casta mais nobre da sociedade são: o viciado em HQ, o viciado em games, o otaku (entusiasta da cultura japonesa como um todo), o cibernerd (pessoa que abdica da vida social para ficar na frente do PC) e o viciado em literatura fantástica (RPG, Senhor dos Anéis, Game of Thrones, Privataria Tucana, Eragon etc. – isso, claro, num sentido amplo de literatura). Há algumas vertentes menos comuns no País, como o viciado em computação ou tecnologia como um todo (sem ser necessariamente um profissional/aluno de alguma área de exatas), e os clássicos Trekkie e Jedi, fãs dos filmes Jornada nas Estrelas e Guerra nas Estrelas, respectivamente.
Não podemos nos esquecer dos transgêneros, os nerds híbridos que se interessam por diversas áreas ao mesmo sem conseguir apontar uma vertente com sendo a melhor. Digo isso, pois a natureza abrangente dos diversos segmentos faz com que sejam comuns os que se interessam por mais de uma área. Porém, os não transgêneros geralmente possuem uma preferência definida. Existem ainda níveis de intensidade da chamada nerdice ou do inglês nerdness, desde o 1, categoria em que se encaixam os chamados Entendidos (cagadores de regra, como este que vos fala), e o 10, o Google Nerd.
Agora, após essa brilhante descrição do que seja o Movimento e seus principais atores sociais vamos a bendita da diferença entre CDF e NERD.
Enquanto nerd é tudo aquilo que falei aí em cima (e algumas cositas más), o termo CDF tem a ver simplesmente com o desempenho escolar do indivíduo, nada mais. Por este motivo, recorrendo a epistemologia da sigla, temos Cérebro De Ferro.O nerd
Nerd é aquela pessoa que consegue desmontar um computador (literalmente ou não) e não possui habilidade social o suficiente nem para comprar um pão na padaria.
O verdadeiro amante da tecnologia, da computação, programação, superior à muitas pessoas de sua idade, se for compará-las pelo seu grau intelectual.
Sempre buscando novos conhecimentos e geralmente autodidata no que faz, sua maioria não pratica esportes e quando sai do computador se atrapalha ao praticar qualquer tipo de atividade relacionada aos humanos  (sério),  não sabendo o que fazer na maior parte do tempo.
Quase que excluído e ignorado pela sociedade, o nerd definitivamente NÃO é o colecionador que respira filmes, séries e quadrinhos.

O cabeça-de-ferro (ou simplesmente CDF)
Confundido com o nerd, o cabeça-de-ferro é um estereótipo usado com os "cadeira da frente". Esses alunos, diferentes por se dedicarem integralmente aos estudos, frequentemente são rotulados de CDF.
Geralmente gostam de ciências, física e matemática e isso os diferenciam dos alunos que os insultam, fazendo-os sofrer até rejeição social pelos seus autores, muitas vezes  pessoas de baixo intelecto e sem interesse e educação.
Muitas vezes a sigla possui outro significado, com referência à cavidade anal, mas o significado é o mesmo.

O geek
Para mim, os menos considerados nerds, já que participam de uma geração mais recente e são mais descolados.
 Esses sim são os viciados (obcecados) em RPG, viciados em filmes, séries e super heróis; na maioria das vezes blogueiros e até hackers e/ou programadores. Adoram lojas como Linux Mall — loja que é referência em produtos nerds e hackers — e principalmente café e Mario Bros.

Então, nerd: o computador, a televisão, tecnologia; CDF: o estudioso, respira o que faz e lê; geek: colecionador e viciado. 
Classe dos CDFs:

Aparência: Geralmente são magros e baixinhos. Têm caras de malucos e cabelos desgrenhados. Mas há exceções.

Esse é o típico estudioso. Ele gosta de Matemática, Geografia, Física, Português, História, puxar o saco do professor, conversar quase que exclusivamente sobre estudos e assuntos relacionados. É um chato sua maior parte do tempo, pois seus assuntos são sempre voltados para estudos, concursos públicos, dinheiro, e sempre tenta passar alguma lição de moral em alguém que não segue o mesmo padrão estudioso que ela. Isso é: Fato! Acham filmes e seriados perca de tempo e em geral criticam pessoas que gostam desse tipo de coisa.- Alguns CDFs podem passar por Nerds, pois curtem cinema e até quadrinhos. Jogam vídeo-game e tudo, mas isso é só no período das férias em geral e seu passatempo preferido é mesmo estudar e enfiar a cara num livro dentro de uma biblioteca.
Os Geeks são aqueles caras que trocam qualquer coisa, por um "update" em seu PC. Ele sonha com um iPhone Touch, Playstation 3, com placas de vídeo, com linguagem do computador, e geralmente são divididos em duas facções de esquerda e direita. Os mais Geeks de raiz são os apaixonados por Linux e desprezam o Windows. Esses são os de esquerda. Já os de direita, defendem o Windows mesmo, e não são tão encanados com essas besteiras de operacionais. O Geek é aquele viciado em tecnologia. Ele gosta, ele respira essas coisas. Geralmente acabam fazendo faculdade na área e são verdadeiros CDFs nesse quesito, mas não ficam com as mesmas viadagens dos CDFs como as descritas acima. O problema dos Geeks é que geralmente eles se acham os deuses modernos. Seu papo sempre descamba para alguma piadinha sobre Windows ou ele vai ficar horas te falando sobre periféricos, programas e hardware tentando te mostrar o quanto você não sabe nada e ele sabe tudo, afinal, ele se sente um deus.Exemplos de Geeks: Bill Gates, James Cameron

mas não faz disso seu principal veículo, preferindo mesmo a Internet pra conhecer novidades sobre assuntos que lhe agrada.

Ligação com CDFs- O Nerd pode ser comumente confundido com um CDF, pois ele também gosta de estudar. Mas é diferente do CDF que respira estudo. O Nerd gosta, mas não alopra. Ele estuda para seguir adiante, diferente do CDF que quer dominar o mundo e deixar mundano ser aniquilada por um livro de Língua Portuguesa. Hehehe!

Exemplos de Nerds: Kevin Smith, Josh Schwartz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário